segunda-feira, 17 de novembro de 2014

passarinhas

me deram silêncio
como castigo
e então eu fiz dele
meu guia

eis do que foram
e são
privadas
as mulheres
que morreram
ou morrerão
sem
aprender
a ler e a escrever

percebe?
sente?

elas são impedidas
de transformar o
castigo
em luta

elas são condenadas
à mãe ou
à puta

e a terceira opção
seria qualquer coisa
como a morte

isso se elas
tiverem sorte

ou seriam
lentamente
assassinadas
doloridamente
dia após dia

estupradas
magoadas
apavoradas

por quem?

quantos séculos
depois
nós aqui
lendo
umas às outras

é ou não é
um privilégio
de poucas
que precisa ser
de todas?

que o silêncio se
transforme em
palavra
escrita

eis-me:
a guia
de minha própria
consciência

vocês,
minhas companheiras

às turistas,
boa estadia!
às passageiras,
apertem os cintos!
machos: calados.

vamos
passarinhas
passeando
pelo ar

ainda que
com medo
de um tiro
nos levar
ao chão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que tal continuar o poema nos comentários? Co-criemos.